TRT marca audiência de conciliação
para greve dos papeleiros da Klabin
O TRT da 15ª Região marcou para segunda-feira, dia dois de abril, às 15 horas, a audiência de conciliação para a greve dos trabalhadores do setor de papel ondulado da Klabin, que foi realizada entre a zero hora de segunda-feira, dia 26 de março, até o início da tarde desta terça-feira, 27 de março. Os trabalhadores haviam deflagrado a greve por entender que a empresa fixou o turno de trabalho de forma indevida, sem nenhum diálogo.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba, Francisco Pinto Filho, o Chico, a empresa chegou a fixar o turno de trabalho sem um acordo com os trabalhadores, que esperavam por uma proposta de indenização maior por parte da empresa, que inicialmente foi de aproximadamente R$ 450,00.
Com a greve, empresa ajuizou dissídio coletivo no TRT. “Com isso, os trabalhadores decidiram retornar ao trabalho esperando pela audiência de conciliação, até porque a empresa reabriu as negociações e elevou a proposta de abono para cerca de R$ 2.100,00, em três vezes, para fixar o turno”, conta o presidente do sindicato. Segundo ele, os trabalhadores não querem o desconto dos dias parados.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124.