Sindicato se reuniu com a Oji para discutir pagamento do 13º, segurança, PLR e 5ª turma
A diretoria do nosso Sindicato teve reunião com a gerência do RH da Oji Papéis no dia 16/01/14, para tirar algumas dúvidas e esclarecimentos sobre as divergências nos cálculos das médias salariais do final do ano, sobre o pagamento do 13º salário. Neste encontro também foi falado sobre a PLR, segurança e a implantação da 5ª turma de trabalho.
MÉDIAS SALARIAIS -- Em relação às médias salariais para pagamento do 13º salário, foi explicado pelo RH que houve mudanças na forma de pagamento em 2013 em relação a 2012:
Em 2012 – A 1ª parcela do 13º salário, em junho, foi pago normalmente;
A 2ª parcela do 13º salário, em dezembro, foi pago +(mais) médias e os descontos normais.
Em 2013 – A 1ª parcela do 13º salário, em junho, foi pago a parcela +(mais) médias proporcionais a 6 meses;
A 2ª parcela do 13º salário, em dezembro, foi pago +(mais) médias do ano e os descontos normais e das médias pagas na primeira parcela.
Em 2014 não será mais pago as médias no adiantamento em junho, voltando na situação de sempre, ou seja, como em 2012, deixando o pagamento das médias e descontos todos no final do ano na segunda parcela do 13º salário.
Ficou acertado que para tirar as dúvidas, e algum erro que possa ter ocorrido, o RH irá fornecer um demonstrativo das médias sobre todos os itens pagos em 2013 em relação às médias integradas no 13º e nas férias, para aqueles que procurarem o RH.
PLR – Ficou estabelecido que seria divulgada a PLR nos próximos dias, depois da reunião de resultado, o que acabou se concretizando na última sexta-feira, dia 17.
SEGURANÇA -- Foi alinhado também uma posição mais firme para retomada da questão de segurança e saúde do trabalho, que pra nós do Sindicato é uma questão de defesa da vida, portanto, de fundamental importância para a redução dos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, como, a importância dos DDS, e que as análises dos acidentes sejam feitas com muita clareza, e que se busque sempre achar a causa do acidente, sem antes culpar a vítima.
5ª TURMA – A implantação da 5ª turma já é uma realidade. Esse compromisso já foi negociado aprovado e o acordo inclusive registrado no Ministério do Trabalho. Esse acordo vence em 30 de abril 2014 e a partir de 1º de maio começa a rodar com 5 turmas. E as discussões para a implantação da escala e a renovação do acordo devem se dar 60 dias antes do vencimento, portanto já ficou definido o início das discussões para a 2ª quinzena de março para iniciarmos a negociação e fecharmos o acordo até final de abril.
A DIRETORIA
A diretoria executiva do Sintipel se reuniu para avaliar a atual conjuntura, as...