Seminario dos Papeleiros define principais bandeiras para 2014
Papeleiros querem reposição da inflação, aumento real e redução da jornada de trabalho
Em Encontro Estadual, que aconteceu nos últimos dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira), papeleiros de todo Estado de São Paulo definiram as principais reivindicações da categoria para a campanha salarial deste ano. A categoria quer a reposição da inflação, mais aumento real de 5% e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial para todo setor. “Atualmente, somente o setor de papel tem jornada de 40 horas semanais e queremos estender este benefício também aos setores do papelão e artefatos, como forma de garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores e, consequentemente, gerar mais empregos”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), Francisco Pinto Filho, o Chico, que participou do encontro, realizado na Colônia de Férias dos Comerciários, na cidade de Praia Grande.
Os papeleiros têm data-base em outubro e soma cerca de 1500 trabalhadores em Piracicaba e aproximadamente 70 mil no Estado. A categoria também pretende reivindicar piso salarial de R$ 1.600,00; horas extras de 100%; adicional noturno de 60%; cesta básica de alimentos de R$ 325,00; 14º salário para todos os papeleiros; manutenção do nível de emprego no setor, além de melhoria na qualidade de atendimento no Sepaco (Hospital dos papeleiros), além de programas de qualificação profissional na cadeira produtiva do papel.
O Entro Estadual, que inclusive contou com a participação de dirigentes sindicais da Argentina, foi organizado pela Federação dos Papeleiros e também marcada pela participação de técnicos do Dieese e do analista econômico e ex-presidente do Ipea, Márcio Pochmann, que fez uma exposição sobre a atual conjuntura econômica, contribuiu para subsidiar as discussões dos papeleiros. De acordo com o presidente do Sintipel, agora, o próximo passo é a realização de encontro da diretoria da Federação, quando será fechada a pauta propriamente a ser encaminhada ao setor papeleiro. De Piracicaba também participam do encontro estadual os diretores do sindicato Sérgio Gonçalves, Edson Albuquerque da Silva e Agnaldo da Silva Pereira.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124