Revisão do manual de segurança quer reduzir riscos na máquina de passagem de ponta de papel
A Comissão tripartite, que desde o ano passado trabalha na revisão do manual de segurança de máquinas de papel, papelão e celulose, voltou a se reunir neste último dia 21, quando debateu medidas visando reduzir os riscos de acidentes nas máquinas de passagem de ponta de papel. O encontro aconteceu na Oji Papéis e contou com a participação de Luiz Fernando Bernardes e Heitor Piovezani Jr., da Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha; de Antenor Varolla – Ministério do Trabalho; de Lucimara Bardan e Carlos Coelho – Cerest São João da Boa Vista; de Pedro Garcia – Voith; Eliezer Galeli, Marcos Rodrigo da Silva e Marcos Capeletti – Oji Papéis; José Augusto Rosetti – Klabin; Erich Lombardi – Salusa; Valentin Santos – Tec Textill; de Ozano Martins, Ricardo Amarciato, Bruno José Guido, Flávio Garcia e Paulo Magalhães – Ibéria; de Ana Gorkos – Paulispell; Ricardo Nocêra – Consultor área de papel, enquanto que o nosso Sindicato foi representado pelo presidente Francisco Pinto Filho, o Chico, e pelos diretores César Roberto Fortarell e Sérgio Gonçalves, além de Marcos Rodrigues, técnico de segurança da Oji Papéis.
A Comissão busca, através deste debate, conhecer a realidade das empresas e exemplos onde o sistema tem funcionado com redução de riscos ao trabalhador. “É que quanto menores as quebras menor é a exposição do trabalhador a riscos de acidentes”, destaca Chico. Nesta reunião Marcos Capeletti e Eliezer Galeli mostraram, inclusive, em vídeo diversas realidades, onde o trabalhador ainda corre um alto risco de acidentes, mas também foi exibido situação em que uma empresa já achou a melhor solução para o trabalhador não precisar mais colocar a mão na parte de passagem.
A revisão do manual de segurança é um trabalho iniciado no primeiro trimestre do ano passado, que envolve o setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose. A próxima reunião ficou marcada para dia 12 de dezembro, também a Oji Papeis. Ficou estabelecido que deverão ser definidas as proteções para a passagem de papel, inclusive sendo aberto a possibilidade para a apresentação de novas propostas para melhorar este setor. Nesta reunião também será tirado o calendário de reuniões para 2014.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124