Revisão do manual de segurança nas máquinas das indústrias do papel ganha parceiro na sua reta final
Revisão do manual de segurança nas máquinas das indústrias do papel ganha parceiro na sua reta final
O trabalho de revisão do manual de segurança das máquinas nas indústrias do papel ganhou a parceria da ABTCP, que na última reunião da Comissão que vem fazendo esta revisão contou com a participação do seu representante, Pedro Garcia Balado. Este último encontro aconteceu no último dia 31, na Oji Papéis, onde o Sintipel foi representado pelos diretores César Roberto Fortarell e Sérgio Augusto Gonçalves. Também participaram representantes de empresas, do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e da Gerência do Ministério do Trabalho em Piracicaba. Também participaram representantes dos Cerest de São João da Boa Vista e Rio Claro, e das empresas Paper Technolagy Ltda, Paulispell e Sulamericana Industrial Ltda.
Um novo encontro está marcado para o dia 28 deste mês de abril, na Klabin, quando será dada continuidade a este trabalho de revisão do manual de máquinas de papel, que visa ampliar a segurança nas máquinas das indústrias de papel. O manual que passa por revisão foi elaborado de forma tripartite, envolvendo trabalhadores, indústrias e os órgãos fiscalizadores, e concluído em 2006, de forma inédita no País, com a finalidade de estabelecer medidas de segurança para o trabalhador que atua no setor.
De acordo com o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico, o objetivo deste trabalho de revisão é de atualizar este manual, uma vez que o setor passou por mudanças, assim como a própria legislação.
A revisão do manual de segurança é um trabalho iniciado em 2013, envolvendo todo setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose, conta o presidente do Sintipel.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124