Revisão do manual de segurança de máquinas
discutiu proteção da mesa plana e da NR-33
A primeira reunião deste ano do grupo que realiza a revisão do manual de segurança das máquinas de papéis focou a discussão sobre a ampliação da segurança especificamente da mesa plana e iniciou a discussão sobre a NR-33, que trata dos espaços confinados. A reunião aconteceu no dia 27 de fevereiro, na Oji Papéis, reunindo representantes das diversas empresas do setor, e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça (Sintipel) foi representado pelo diretor César Roberto Fortarell.
Neste encontro, foi apresentado vídeo sobre passagem de ponta automática, que está sendo implantada na máquina P2 da Oji Papéis, considerado um modelo para amplia a segura neste setor. Com relação à NR-33, foram expostas as normas que devem ser seguidas à risca, com a finalidade de garantir total segurança aos trabalhadores. “Ficou bem claro que a NR-33 deve ser aplicada em sintonia com a NR-12, que trata especificamente da proteção de máquinas de papel”, desta César Fortarell.
A revisão do manual de segurança é um trabalho iniciado no primeiro trimestre do ano passado, que envolve o setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose, conta o presidente do Sintipel, Francisco Pinto Filho, o Chico. A próxima reunião ficou marcada para o dia 27 de março, na Klabin, às 9 horas, quando terá início a discussão do manual de segurança de máquinas de papel, que será feito com base nas discussões que foram realizadas desde o início do ano passado.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124
O 10º Campeonato de Futebol Social dos Papeleiros, organizado pelo Sintipel,...