Prossegue revisão do manual de segurança das máquinas de papel
A revisão do manual de segurança das máquinas nas indústrias do papel teve continuidade em reunião na última quinta-feira, 25 de julho, com um novo encontro nas dependências da Indústria Oji Papéis, quando foi discutida a medição da tela secadora do feltro de umidade. Um novo encontro será agendado para o próximo mês, para continuidade dos trabalhos.
Conforme o diretor do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), César Roberto Fortarell, que participou desta reunião, o encontro contou com a participação de representantes de empresas, do Cerest e do Ministério do Trabalho e Emprego, e foi importante para continuidade dos trabalhos de revisão do manual.
Este manual que passa por revisão foi elaborado de forma tripartite, envolvendo trabalhadores, indústrias e os órgãos fiscalizadores, e concluído em 2006, de forma inédita no País, com a finalidade de estabelecer medidas de segurança para o trabalhador que atua no setor. O objetivo deste trabalho de revisão é de atualizar este manual, uma vez que o setor passou por mudanças, assim como a própria legislação.
A revisão do manual de segurança é um trabalho iniciado em 2013, envolvendo todo setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose, conta o presidente do Sintipel. A revisão visa ampliar ainda mais a segurança nas máquinas das indústrias de papel.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124