PRESIDENTE DO CONESPI PARTICIPA DE POSSE NA SERT
Assessoria de Imprensa do Conespi – Data: 07-01-2010 – Telefone: 8138-5061
Presidente do Conespi participou da posse
do novo secretário estadual do Trabalho
O presidente do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Francisco Pinto Filho, o Chico, participou na tarde desta última terça-feira, em São Paulo, da posse do novo secretário estadual do Trabalho, David Zaia. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho (Sert) do Estado de São Paulo e reuniu cerca de 400 pessoas. O vereador José Antonio Fernandes Paiva também participou da solenidade, assim como sindicalistas de Piracicaba e da região.
David Zaia, reeleito deputado estadual pelo PPS para o segundo mandato, foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin para comandar a Secretaria de Emprego e Relações do Trabalho, tendo mais de 30 anos de atuação no movimento sindical. Para o presidente do Conespi “é um avanço”, enfim um sinal claro de que o governador Alckmin quer fazer um governo de “diálogo” uma vez que convidou para o cargo David Zaia que também é presidente da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, inclusive tendo sido presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas e do Dieese. “Sem dúvida, esse é um sinal claro de que teremos espaço nesse governo estadual, já que quem está a frente da secretaria é um legítimo representante dos trabalhadores”, ressalta.
O presidente do Conespi também destaca que a Secretaria assumida por David Zaia é fundamental para os trabalhadores, uma vez que é responsável pelos principais programas voltados à qualificação e requalificação de trabalhadores no Estado, assim como por políticas que visam a melhoria das condições e meio ambiente de trabalho.
Em seu discurso de posse, David Zaia afirmou ser uma "satisfação" assumir a Sert e pediu "empenho máximo" à sua equipe na continuidade dos principais projetos da pasta, como o Banco do Povo e o Jovem Cidadão. Ele também apontou um dos objetivos de sua gestão: reunir ideias e propostas que inovem a atuação da secretaria. "Quero assumir esse desafio com a colaboração dos deputados, dos secretários, das entidades, dos sindicatos e dos setores empresariais, para que possamos construir o avanço do Estado e a qualidade de vida da população", afirmou.
Já o vereador Paiva disse esperar que Zaia reafirme os compromissos feitos durante sua trajetória como líder sindical. "Acho que, primeiramente, ele vai ouvir os trabalhadores para depois criar uma interlocução com o setor patronal, para implementação de qualquer política de Estado", afirmou. "Essa é uma garantia que nos deixa muito satisfeitos, porque não é assim nos governos do PSDB. A ida de Zaia, que não é do PSDB, para a secretaria deve dar esse tom ao governo Geraldo Alckmin, que terá na Sert um sindicalista, que dará prioridade ao atendimento das demandas dos trabalhadores."
Piracicaba, na opinião do vereador, terá ganhos "imediatos" com a posse do novo secretário. "Nós vamos realizar o Congresso Sindical dos Trabalhadores ainda no primeiro trimestre deste ano e Zaia disse que vai estar presente", revelou Paiva. "Ele já se propôs a vir a Piracicaba, pois quer discutir a diretoria regional e saber como ela está e do que precisa."
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124