Papeleiros vão definir reivindicações para campanha salarial em encontro nacional
Um grupo de 15 dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel) participa de amanhã, quarta-feira, 20 de julho, a sexta-feira, 22 de julho, do I Encontro Nacional dos Trabalhadores Papeleiros, organizado pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel do Estado de São Paulo, com apoio da CNTI (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias). O evento, que será realizado na cidade de Praia Grande, reunirá trabalhadores de diversas regiões do país, informa o presidente em exercício do Sintipel, Emerson Cavalheiro.
Os trabalhadores das indústrias do papel, que em Piracicaba somam cerca de 1.500, têm data-base em primeiro de outubro e neste encontro vão debater e tirar a pauta de reivindicações e a definir estratégia para a campanha salarial deste ano. “A ideia é deixar claro que apesar do momento delicado que vive a política brasileira, os trabalhadores não podem pagar esta conta, uma vez que são os grandes responsáveis pelas empresas do setor continuarem faturando alto”, destaca Emerson Cavalheiro.
O encontro será aberto na tarde desta quarta-feira, dia 20 de julho, com credenciamento das delegações, e prossegue na quinta-feira, 21 de julho, com balanço da conjuntura econômica do Brasil e análise dos acordos coletivos de 2016 pelo Dieese. Em seguida, o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar) falará sobre perspectivas sociais, econômicas e trabalhistas no Brasil. No período da tarde, serão abordados os temas “Crise e motivação para ação dinâmica, e segurança pública e cidadania”.
Para sexta-feira, 22, último dia do encontro, está programada análise do setor e apresentação e discussão, inclusive com aprovação, da pauta de reivindicações da categoria a ser entregue ao setor patronal. “Este encontro vai definir o norte da nossa campanha salarial e a nossa participação é fundamental. Vamos ajudar a definir as principais ações a serem desenvolvidas para que possamos construir e conquistar uma grande vitória neste processo de negociação”, destaca Emerson Cavalheiro.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124