Papeleiros realizam assembleia para aprovar
pauta de reivindicações da campanha salarial
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba realiza assembleia neste domingo, dia 5 de agosto, para debater e aprovar a pauta de reivindicações da categoria para a campanha salarial deste ano. A assembleia acontece às 10 horas, na Sede Campestre do Sindicato, localizada no bairro Conceição, Estrada Velha de Tupi.
Os papeleiros começaram a debater a pauta de reivindicações para a campanha salarial deste ano no encontro estadual da categoria, nos dias 5 e seis de julho, na cidade de Praia Grande, e nos dias 16 e 17 deste mês, na Federação dos Papeleiros no Estado de São Paulo.
De acordo com o presidente do sindicato, Francisco Pinto Filho, o Chico, entre as principais reivindicações da categoria tiradas até agora e que deverão constar da pauta de reivindicações estão reajuste salarial global de 15%, incluindo reposição da inflação e aumento real; piso salarial de R$ 1.600,00; redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial; adicional noturno de 60%; horas extras com 100%; cesta de alimentos de R$ 250,00; 14ª salário; fim da terceirização e precarização, além da implantação de programas de desenvolvimento sustentável e de qualificação profissional na cadeia produtiva do papel, com trabalho decente e remuneração justa com igualdade de oportunidades.
Os papeleiros têm data-base em primeiro de outubro, somam cerca de 50 mil no Estado e aproximadamente 1.700 na base do sindicato local. A expectativa é de que a pauta seja entregue aos empresários até o final deste mês, ou início do próximo, para, então, ter início o processo de negociação.
Vanderlei Zampaulo - MTb-20.124