Empresa foge do combinado e
contraproposta é recusada pelo Sindicato
A nova reunião entre o nosso Sindicato e o RH da Oji Papéis, nesta última quarta-feira, dia 23 de abril, para discussão da implantação da 5ª turma de trabalho, foi bastante tensa e se estendeu das 14 às 18 horas, culminando com a empresa apresentando uma contraproposta que foge do combinado com os trabalhadores, que a partir de 1º de maio começaria a rodar com 5 turmas, e, portanto, foi recusada na própria mesa de negociação.
Contraproposta apresentada e rejeitada:
- Sistema de revezamento de 6 x 4 por 8 meses, e 6 x 2 por 4 meses. Durante os 4 meses de 6 x 2, pagamento de 5% de adicional de turno, e indenização dos 5% que daria em "média", segundo a empresa um valor de R$ 2.000,00;
- Início da implantação em 1º de julho e as férias seriam de dezembro a abril;
- Máquinas P1 e PC1 manteria com esta, com abono de 8,5%;
- Horário de refeição fica como está.
Esta contraproposta foi rejeitada pelo sindicato, porque queremos melhoria em relação à indenização. Com a nossa rejeição, a empresa ficou de rever e dar uma resposta na sexta feira, dia 25 de abril, para voltar a se reunir na segunda ou terça feira da próxima semana.
O que faremos?
Nossa intenção é de estar preparando para entrar na Justiça do Trabalho já no início da semana caso não cheguemos a um consenso, tendo em vista que o acordo vence em 30 de abril. No entanto, esperamos que a direção da Oji Papéis reveja sua posição de só querer reduzir custos, muitas vezes às nossas custas. A implantação da 5ª turma de trabalho vai dar mais qualidade de vida aos companheiros trabalhadores e é por isso que estamos trabalhando firmemente. Trabalhador, fique atento aos chamados do nosso Sindicato.
A DIRETORIA