Eleição no Conespi acontece na segunda-feira, no Sindicato dos Metalúrgicos
A eleição para escolha da nova diretoria do Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) acontecerá nesta próxima segunda-feira, 3 de julho, no Clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, das 9 às 12 horas. Apenas uma chapa, encabeçada por Wagner da Silveira, o Juca, do Sindicato dos Metalúrgicos, e composta por mais de 80 diretores, de 23 entidades, se inscreveu para o pleito. O atual presidente do Conespi é Francisco Pinto Filho, o Chico, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba, que coordena todo processo e fará a transmissão do cargo, em data a ser definida.
Chico, que participou de todo processo de montagem da Chapa 1, “Unidade e Luta”, conta que ela contempla a participação efetiva dos dirigentes sindicais em diretorias temáticas, conforme a participação que já ocorre em conselhos, comissões e diversos órgãos municipais, que atuam na sociedade piracicabana. A chapa é composta por uma diretoria executiva que é presidida por Wagner da Silveira, e que tem como vices-presidentes José Antonio Fernandes Paiva (Bancários), Milton Costa (Construção Civil) e Francisco de Assis Dantas (Hoteleiros). Já o secretário geral é Roberto Previde (Comerciários), o tesoureiro geral, Fânio Luis Gomes (Alimentação); o primeiro secretário é Francisco Pinto Filho, o Chico (Papeleiros); o segundo secretário João Soares (Motoristas do Transporte Urbano); o primeiro tesoureiro é José Valdir Sgrigneiro (Municipais) e o segundo tesoureiro Marcelo Assalin Zambon (Técnicos de Segurança).
Os demais diretores integram as diretorias de Imprensa e Comunicação Social, Relações Políticas e Institucionais; Emprego e Relações do Trabalho; Educação, Cultura e Formação; Planejamento Urbano e Rural; Assuntos da Segurança e Ação Comunitária; Assuntos da Previdência e Seguridade Social; Relações Sindicais; Assuntos da Criança e Adolescente; Assuntos Jurídicos; Segurança e Acidente do Trabalho; Trânsito, Transporte e Mobilidade Social; Gênero, Raça e Orientação Sexual; Esporte, Recreação e Eventos; Saúde e Qualidade de Vida; Assuntos Econômicos e Meio Ambiente; Turismo, Integração e Desenvolvimento Regional, além do Conselho Fiscal.
O Conespi, que tem quase 40 anos de atuação, reúne sindicatos da ativa e aposentados, que representam, juntos, cerca de 200 mil trabalhadores, e a nova diretoria tem como objetivo manter a unidade e fortalecer a luta dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa. A sua nova diretoria terá mandato de dois anos.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124