SintPel

Conespi quer encontro com o prefeito para pedir revogação do último reajuste da tarifa de água

Conespi quer encontro com o prefeito para pedir revogação do último reajuste da tarifa de água

 

O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) quer um encontro emergencial com o prefeito Gabriel Ferrato, para pedir que revogue o último reajuste aplicado na tarifa de água e esgoto da cidade, que foi de pouco mais de 13%, a partir do início deste mês. A decisão foi tomada nesta manhã de segunda-feira, 21 de março, durante reunião da diretoria plena do Conespi, que aconteceu na sede da Regional da Força Sindical, quando diversos sindicalistas destacaram a posição de trabalhadores contrários aos reajustes, que dobraram o valor das tarifas da autarquia se comparado desde o início do ano passado. 

De acordo com o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, a entidade entende que o momento é difícil, em função da crise econômica, com muitos trabalhadores perdendo o emprego e há a necessidade de o município atenuar o impacto dos reajustes nas tarifas do Semae, uma vez que no ano passado foram aplicados dois aumentos na conta de água e esgoto. “A reclamação é geral e muitos trabalhadores não tem tido como arcar com os novos valores”, destaca.  

Durante o encontro, o Conespi também decidiu que vai solicitar mesa redonda junto à Gerência do Ministério do Trabalho, para discutir as condições dos funcionários de casas lotéricas de Piracicaba e da região. Esta deliberação foi tomada a partir de denúncias que chegaram a sindicatos, alertando para as condições precárias que estão submetidos trabalhadores deste segmento. O  Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), que participou da reunião, inclusive, se dispôs a também participar, visando contribuir para melhoria nas condições de trabalho funcionários de casas lotéricas. 

Dentro das comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, o Conespi criou uma comissão visando instalar uma Secretaria da Mulher dentro do Conselho, que terá a missão de debater e apontar sugestões de combate a todo tipo de discriminação e preconceito à mulher, principalmente no mercado de trabalho. “Com a criação desta Secretaria, o Conespi passa a fazer uma discussão permanente sobre a mulher, visando contribuir na elaboração de políticas voltadas a elas”, diz o presidente do Conespi. 

 

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124

23/03/2016
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Reforma da CLT Acordos e

Reforma da CLT Acordos e

Reforma da CLT Acordos e...

11/10/201811/10/2018
8 de março, Dia Internacional da

8 de março, Dia Internacional da

...

07/03/201907/03/2019
Sintipel no 3º Encontro Nacional que apontou rumos da campanha

Sintipel no 3º Encontro Nacional que apontou rumos da campanha

Os diretores do Sintipel Emerson Cavalheiro, Aguinaldo da Silva Pereira, Odair...

02/07/201802/07/2018