Conespi quer encontro com o prefeito para pedir revogação do último reajuste da tarifa de água
O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) quer um encontro emergencial com o prefeito Gabriel Ferrato, para pedir que revogue o último reajuste aplicado na tarifa de água e esgoto da cidade, que foi de pouco mais de 13%, a partir do início deste mês. A decisão foi tomada nesta manhã de segunda-feira, 21 de março, durante reunião da diretoria plena do Conespi, que aconteceu na sede da Regional da Força Sindical, quando diversos sindicalistas destacaram a posição de trabalhadores contrários aos reajustes, que dobraram o valor das tarifas da autarquia se comparado desde o início do ano passado.
De acordo com o presidente do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico, a entidade entende que o momento é difícil, em função da crise econômica, com muitos trabalhadores perdendo o emprego e há a necessidade de o município atenuar o impacto dos reajustes nas tarifas do Semae, uma vez que no ano passado foram aplicados dois aumentos na conta de água e esgoto. “A reclamação é geral e muitos trabalhadores não tem tido como arcar com os novos valores”, destaca.
Durante o encontro, o Conespi também decidiu que vai solicitar mesa redonda junto à Gerência do Ministério do Trabalho, para discutir as condições dos funcionários de casas lotéricas de Piracicaba e da região. Esta deliberação foi tomada a partir de denúncias que chegaram a sindicatos, alertando para as condições precárias que estão submetidos trabalhadores deste segmento. O Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), que participou da reunião, inclusive, se dispôs a também participar, visando contribuir para melhoria nas condições de trabalho funcionários de casas lotéricas.
Dentro das comemorações do “Dia Internacional da Mulher”, o Conespi criou uma comissão visando instalar uma Secretaria da Mulher dentro do Conselho, que terá a missão de debater e apontar sugestões de combate a todo tipo de discriminação e preconceito à mulher, principalmente no mercado de trabalho. “Com a criação desta Secretaria, o Conespi passa a fazer uma discussão permanente sobre a mulher, visando contribuir na elaboração de políticas voltadas a elas”, diz o presidente do Conespi.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124