Conespi pede ao prefeito contratação de funcionários para a estrutura do Cerest
Conespi pede ao prefeito contratação de funcionários para a estrutura do Cerest
Em encontro com o prefeito Gabriel Ferrato, no final da tarde desta última terça-feira, 7 de julho, a direção do Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba) foi pedir a contratação de novos funcionários pela administração municipal para a estrutura do Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador). No encontro do qual participaram o presidente eleito do Conespi, Francisco Pinto Filho, o Chico; o vice-presidente eleito, Milton Costa, e vice-presidente do Sindicato dos Comerciários de Piracicaba, Vitor Roberto, que também integra a diretoria do Conespi, o prefeito assegurou que irá checar as demandas e, conforme concurso que já tenha realizado, fazer as contratações, conforme as demandas apresentadas.
De acordo com os sindicalistas, desde 2012 que o Cerest está sem assistente social e psicólogos, profissionais fundamentais para o trabalho desenvolvido pelo Cerest de acompanhamento do trabalhador, após os acidentes. Também foram solicitadas contratações de dois técnicos de segurança, dois auxiliares administrativos e um engenheiro do trabalho, sendo que a maior parte deles o município já tem concurso realizado para estes cargos.
Atualmente, de acordo com Chico, parte destes profissionais que atua no Cerest é contratada através de convênio com o Centro de Reabilitação e a proposta é de que o município faça a contratação direta. A preocupação do Conespi, conforme revelaram os sindicalistas, é que o Cerest está com uma carência de funcionários e que isso pode prejudicar o trabalho que é feito na busca desenvolvida pelos sindicatos da cidade e também da região para assegurar ambientes seguros de trabalho, uma vez que os acidentes de trabalho continuam ocorrendo e há necessidade de uma atuação sempre firme.
De acordo com Milton Costa, o Cerest, inclusive, tem um trabalho com abrangência regional e isso implica tanto numa boa estrutura como de pessoal. “Estamos atuando também em São Pedro e a participação do Cerest é fundamental para que possamos desenvolver um trabalho que garanta bons resultados”, contou.
A expectativa do Conespi é de que, a partir desta demanda apresentada, a Prefeitura faça as contratações necessárias para que o Cerest, que também tem atuação regional, reponha o pessoal que perdeu nos últimos tempos. “Precisamos do Cerest com uma equipe completa para poder desenvolver o trabalho necessário, uma vez que as demandas só tem aumentado”, diz o presidente eleito do Conespi.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124