Conespi discute temas de interesse dos trabalhadores
O Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (Conespi) voltou a se reunir nesta manhã de segunda-feira, 19 de outubro, em reunião ordinária, coordenada pelo presidente Francisco Pinto Filho, o Chico. A reunião foi realizada na sede da Regional da Força Sindical e discutiu diversos temas de interesses da classe trabalhadora, desde as questões relacionadas à saúde e segurança como a defesa dos sindicatos, que são o principal instrumento de defesa dos trabalhadores.
Entre os temas tratados estão os reajustes aplicados pelo Semae à tarifa de água, em que o Conespi quer a isenção, pelo menos por um período, aos trabalhadores desempregados, e à tarifa dos ônibus que fazem o transporte coletivo. O Conespi também estará participando da XX Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho, que será aberta nesta próxima quinta-feira, 21 de outubro, com palestra no Centro Cívico, e que tem continuidade na sexta-feira, pela manhã, com oficina voltada aos sindicalistas.
A questão da saúde e segurança dos trabalhadores é uma das principais preocupações da direção do Conespi, que vem defendendo, juntamente com os sindicatos filiados, que os empresários assumam a gestão voltada a esta parte, contribuindo para pôr fim aos acontecimentos que têm provocado acidentes envolvendo o trabalhador, inclusive sendo registrados três com óbitos somente neste ano, no setor da construção civil. “Com certeza, este trabalho conjunto desenvolvido pelos sindicatos, de pressionar o empresariado, através de reuniões e encontros, com participação do Ministério do Trabalho e Cerest, com certeza, vai contribuir para darmos um novo rumo na forma de enxergar a questão relacionada à saúde e segurança envolvendo os trabalhadores”, destaca Chico.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124