Comissão vai promover concurso para alunos debaterem saúde e segurança no trabalho
Comissão vai promover concurso para alunos debaterem saúde e segurança no trabalho
Alunos das escolas estaduais de Piracicaba, São Pedro, Águas de São Pedro, Santa Maria e Charqueada, do sexto ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio, com idade de 11 aos 18 anos, vão poder participar do concurso cultural de redação, com o tema “O jovem e o mundo do trabalho”. Detalhes deste concurso, que visa despertar os jovens para as questões relacionadas à saúde e a segurança no mundo do trabalho, foram debatidos nesta manhã de segunda-feira, durante reunião da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST), realizada no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel).
A reunião foi coordenada pelo presidente da CIST, Milton Costa, e reuniu representantes do Poder Público, dos empregadores e sindicalistas, representando os trabalhadores, e também confirmou a realização da Semana Municipal de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sempat) para o mês de novembro, em dois dias. A CIST é atrelada ao Conselho Municipal de Saúde, representada pela sociedade civil, com a finalidade de articular políticas e programas voltados a garantir a saúde e a segurança do trabalhador.
De acordo com Milton Costa, este projeto de envolvimento dos jovens estudantes, faz parte da programação da Comissão Intersetorial em Saúde e Segurança que visa desenvolver ações voltadas à conscientização para a necessidade de prevenção da saúde e da segurança do trabalhador.
O projeto envolvendo as escolas é desenvolvido por Helder Prado, fisioterapeuta e ergonomista do Cerest Piracicaba, que já coordena uma parceria da CIST com a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação, que envolve tanto a rede municipal como a estadual. “A nossa intenção é de levar informações do mundo do trabalho para os jovens, sobre saúde e segurança e a forma legal de ingressar no mercado de trabalho, além de fazer a prevenção e erradicação do trabalho infantil”, destaca.
Atualmente, o projeto envolvendo jovens estudantes já desenvolve ações na Escola Estadual Olívia Bianco, localizada no bairro Jaraguá, que conta com a participação de cerca de mil alunos do sexto ano ao terceiro ano do ensino médio.
O concurso de redação, que ainda será repassado às direções das escolas, também terá a parceria dos grêmios estudantis de 68 escolas da rede estadual. De acordo com Helder Prado, o concurso também faz parte das comemorações do “Dia Nacional de Saúde e Segurança nas Escolas”, em 10 de outubro, que cumpre metas estabelecidas em decreto federal que visa buscar a saúde e a segurança, levando informações aos jovens estudantes.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124