Comissão de revisão do manual de segurança
dos papeleiros teve a primeira reunião do ano
A Comissão tripartite, que vem trabalhando na revisão do manual de segurança de máquinas de papel, papelão e celulose, realizou nesta última quinta-feira, dia 28 de fevereiro, a sua primeira reunião do ano, sendo o nono encontro do grupo. A reunião foi realizada na Oji Papéis e discutiu e concluiu todos os procedimentos para se trabalhar com segurança no hídraupulper.
Também foi finalizada a discussão sobre o tanque de massa.
A comissão é composta pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba, o Ministério do Trabalho, Fundacentro, o Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador) e pelas sete empresas do setor: Oji Papéis Especiais, Klabin SA, Salusa, Reipel, Weidmann, Reiart e RST. No encontro da Oji Papéis, o Sindicato esteve representado pelo diretor César Roberto Fortarell.
O trabalho de revisão do manual teve início no primeiro trimestre do ano passado com a finalidade de adaptá-lo às normas de segurança estabelecidas pela NR-12, que trata das normas relacionadas às máquinas e também com relação ao ambiente de trabalho. Francisco Pinto Filho, o Chico, presidente do sindicato, destaca que o atual manual de máquinas foi elaborado, também após amplo debate, em meados da década de 90 e o objetivo deste trabalho é de atualizá-lo.
Este trabalho, que envolve o setor de papel, papelão e celulose, está sendo desenvolvido um trabalho em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose. “Queremos ampliar cada vez mais a segurança no nosso setor e atualizar este manual é o caminho”, destaca o líder sindical.
A próxima reunião será realizada no dia 21 de março, também na Oji Papéis, às 9 horas. Na pauta está a discussão de equipamentos de mesa plana.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124