Comissão de revisão do manual de segurança
dos papeleiros foca discussão sobre mesa plana
A Comissão tripartite, que desde o ano passado trabalha na revisão do manual de segurança de máquinas de papel, papelão e celulose, voltou a se reunir no último dia 20 de junho, focando a discussão sobre ampliação da proteção de segurança na mesa plana. Participaram da reunião, que aconteceu nas dependências da Klabin, representantes das empresas Voith, Klabin, Oji Papéis, Salusa, Papiros, Ibéria e Mello Papéis, assim como Antenor Varolla e Jorge Tomio, ambos da Gerência do Ministério do Trabalho; Roberto Giuliano, Rodrigo Roscani e Thaís Barros, da Fundacentro, além de técnicos do Cerest. O Sintipel esteve representado pelos diretores César Roberto Fortarell e Sérgio Gonçalves.
Ficou estabelecido que as empresas farão levantamento da mesa plana sobre a necessidade de manutenção mensal como forma de definir medidas de segurança pela Comissão de Revisão do Manual. Este trabalho de revisão do manual de segurança, iniciado no primeiro trimestre do ano passado, envolve o setor de papel, papelão e celulose, e está sendo desenvolvido em toda cadeia do setor, desde a matéria-prima, que é a madeira, até o produto final, que é o papel e a celulose. “Esta revisão é importante para que possamos atualizar todo processo, uma vez que houve mudanças na NR-12, que envolve a segurança no manuseio das máquinas de papéis”, destaca o presidente do Sindicato, Francisco Pinto Filho, o Chico.
A próxima reunião acontecerá no dia 25 de julho, às 9 horas, na Oji Papéis. De acordo com César Fortarell, assim que for concluída esta etapa sobre a mesa plana, o próximo item a ser discutido pela Comissão será o de prensas.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124