Chico vai a Brasília participar de discussão nacional sobre o setor de papel e celulose
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), Francisco Pinto Filho, o Chico, estará em Brasília, nesta terça-feira, 5 de agosto, participando de audiência pública na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara Federal, que discutirá o setor do papel e papelão. O sindicalista estará participando da audiência representando os papeleiros de Piracicaba e do Estado de São Paulo. “Meu nome foi indicado pela diretoria da Federação Estadual da categoria para estar neste evento”, conta.
Nesta audiência pública, marcada para as 14h30, estará sendo discutido o futuro e o atual momento do setor de papel e celulose. “Vamos debater a situação presente e futura das indústrias papeleiras e dos trabalhadores papeleiros, com a participação de sindicalistas, empresários e das centrais sindicais”, destaca Francisco Pinto Filho, que também é diretor da Força Sindical regional.
Atualmente, os trabalhadores papeleiros somam cerca de 180 mil no País, 75 mil no Estado de São Paul e 1500 na base do sindicato local. O setor enfrenta problemas principalmente com a importação de papel mais barato do exterior, na sua maior parte da China. “Acreditamos que a partir desta discussão vamos construir uma câmara setorial para discussão permanente do setor, visando garantir a competitividade e consequentemente o nível de emprego”, destaca.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124