Chico participa de encontro internacional dos trabalhadores das indústrias do papel
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), Francisco Pinto Filho, o Chico, participa nesta semana, de reunião global da rede internacional dos trabalhadores das indústrias de papel. O evento acontece em São Paulo e será aberto nesta terça-feira, 10 de novembro, prosseguindo até a próxima quinta-feira, 12 de novembro, com diversas palestra e debates sobre o setor. Chico representará a Federação de São Paulo dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça.
Neste primeiro dia do evento, que será aberto logo após o almoço, José Roberto Vieira Campos Junior, Federação dos Papeleiros no Estado de São Paulo, Jon Geenen – Presidente da Rede de Trabalhadores IP, e o vice-presidente da USW Anatoly Surin, responsável pelo setor de papel e celulose da IndustriAll Global Union, abordarão a questão do papel no mundo atual. No período da tarde, ainda, às 15 horas, representante do Dieese fará um balanço da atividade no Brasil. Já na quarta-feira, dia 11 de novembro, será abordado o desenvolvimento nos vários países e localidades do setor do papel, com enfoque para o emprego e produção - Relações de trabalho, representação sindical e negociação coletiva, com participação de representantes dos Estados Unidos, França, Rússia e Polônia, além do Brasil.
O evento será concluído com a definição de um plano de ação e visita a uma unidade de papel da cidade de Mogi Guaçu, isso na quinta-feira, dia 12 de novembro. Para Chico, este tipo de evento é bastante importante, uma vez que o setor do papel está globalizado é há necessidade de intercâmbio também entre os trabalhadores, para uniformização das ações e lutas visando garantir a valorização do trabalhador papeleiro.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124
A diretoria executiva do Sintipel, sob a presidência do companheiro Francisco...