Chico é eleito secretário geral da Federação dos Papeleiros do Mercosul
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), Francisco Pinto Filho, o Chico, foi eleito secretário geral da Federação das Entidades Sindicais de Trabalhadores nas Indústrias de Papel e Celulose, Papelão, Cortiça e Artefatos de Papel do Mercosul (Fespam). A eleição aconteceu durante encontro da entidade, nesta semana, na Argentina, reunindo dirigentes sindicais do Mercosul.
A Fespam, como destaca Chico, tem a função de discutir as questões relacionadas ao setor do papel, papelão e cortiça, desde a questão industrial até os direitos dos trabalhadores. A entidade foi constituída na década de 90, com a finalidade de unir o movimento sindical dos países que compõem o Mercosul, como forma de unificar as discussões e as lutas em defesa dos trabalhadores.
A principal missão desta nova diretoria da Fespam, que tem como presidente, o argentino Bras Juan Alari, é regulamentar a entidade de acordo com as normas internacionais em que se dá o Mercosul. O presidente da Federação dos Papeleiros no Estado de São Paulo, José Roberto Vieira de Campos Júnior, também participou do evento e foi eleito 2º vice-presidente da Fespam. De Piracicaba também participou o vice-presidente do Sintipel, Emerson Machado Cavalhero.
De acordo com Chico, a recém declaração sociolaboral do Mercosul de 2015, assinada pelo governo brasileiro, no último dia 17 de julho, permite aos trabalhadores das indústrias do papel e celulose, papelão, artefatos e cortiça fazer acordos, inclusive, coletivos no âmbito dos países que integram o Mercosul. “Sem dúvida, os trabalhadores estão avançando bastante na unificação das forças para poder avançar na valorização do seu trabalho e na busca por ambientes de trabalhos cada vez seguros”, ressalta.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124
O presidente do Sintipel, o companheiro Chico, e o diretor Aguinaldo da Silva...