Chico dos papeleiros é eleito diretor da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba, Francisco Pinto Filho, o Chico, foi eleito diretor executivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Químico (CNTQ), assumindo a pasta de Raça e Etnia. A eleição aconteceu na última sexta-feira, 28 de novembro, no encerramento do III Congresso da CNTQ, realizado em Praia Grande, que reuniu dirigentes sindicais de todo País. O presidente eleito é Antonio Silvan Oliveira, que também é presidente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos, e a posse acontece em fevereiro do próximo ano.
Chico foi eleito na executiva da CNTQ para representar nacionalmente os papeleiros, que somam cerca de 180 mil em todo País. “A nossa eleição é o reconhecimento ao trabalho e ações que temos desenvolvido há anos em defesa dos papeleiros, e participar da executiva da Confederação é uma grande honra e uma grande responsabilidade, uma vez que estaremos participando ativamente das principais decisões em defesa desta categoria, através da força que representa da CNTQ”, comenta.
O diretor do sindicato dos Papeleiros de Piracicaba, Sérgio Augusto Gonçalves, também participou do seminário, que teve início na última quarta-feira, 26 de novembro, com a discussão de diversos temas, entre eles “Estratégia política e retomada do crescimento econômico do governo: Ramo Químico”. Durante o evento também foi feita análise conjuntural, focando os avanços das negociações do ramo químico nacional, assim como abordado a juventude e o mercado de trabalho o que o jovem espera do movimento sindical, assim como debatida a estruturação e desenvolvimento organizacional da CNTA nos Estados.
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124