O 9º Campeonato de Futebol Social dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba, promovida pelo Sintipel, será aberto neste próximo domingo, dia 19 de fevereiro, com a realização de quatro partidas. Às 8h15 jogam Real Madruga x Mercenários FC, e Rosário Central x Manutenção Oji, enquanto que às 9h30 medem forças Real Sociedade x Fim de Carreira e AR-15 x Deman.
Todo campeonato será disputado na Sede Campestre do Sintipel (Bairro Conceição), estrada velha de Tupi. Participam do campeonato oito equipes AR-15 (Klabin), Deman (Klabin), Real Madruga (Klabin), Rosário Central (Klabin), Real Sociedade (Klabin), Fim de Carreira (Oji Papéis), Manutenção Oji (Oji Papéis), e Mercenários (Oji Papéis). O campeonato é coordenado pelo diretor de Esportes do Sintipel, Aguinaldo da silva Pereira , e conta com total apoio da diretoria do Sintipel, presidida por Francisco Pinto Filho, o Chico.
Ao final do campeonato, haverá a premiação do campeão e vice, assim como do goleiro menos vazado, artilheiro e outros destaques da competição. “Sem dúvida, tudo promete, mais uma vez, que será um bom campeonato e esperamos que todos os participantes façam valer o princípio da lealdade e respeito aos adversários. Uma ótima diversão a todos e aproveito para convidar a todos os trabalhadores da nossa categoria a prestigiar mais este evento organizado pela nossa diretoria”, completa Chico.
REGULAMENTO
I – DO OBJETIVO
ARTIGO 1: O Campeonato de Futebol Social Livre/2017, promoção do Sindicato dos papeleiros, supervisão da Diretoria de Esporte e cujo desenvolvimento estará a cargo da Coordenação da Modalidade de Futebol, tendo como objetivo O PROJETO FUTEBOL ASSOCIADO.
II – DA PARTICIPAÇÃO
ARTIGO 2: A confirmação da inscrição dar-se-á pela efetiva, participação na primeira rodada, em dia e hora prevista marcado, e divulgado através de avisos afixados nos murais do Sindicato, bem como através do site.
ARTIGO 3: Fica facultado á equipe, inscrever novos atletas, desde que respeitando o máximo de 15 (quinze), até a 3º rodada da 1º Fase do Campeonato.
III – DAS INSCRIÇÕES
ARTIGO 4: O Atleta que participar do Campeonato, fica vinculado a equipe, na qual foi, inicialmente, inscrito, não podendo disputar, em qualquer hipótese, por outra equipe até o termino do Campeonato.
ARTIGO 5 : Os atletas obrigatoriamente serão inscritos pôr equipes no local de jogos, registrados em súmulas específicas para tal finalidade na secretaria do Sindicato dos Papeleiros.
IV – DAS EQUPES E ATLETAS
ARTIGO 6: A partida será disputada pôr duas equipes, cada uma composta de 07 (sete) jogadores no máximo, um dos quais obrigatoriamente será o goleiro e 05 (cinco) jogadores no mínimo pra iniciar a partida.
ARTIGO 7: Nunca uma partida deverá ser iniciada com menos de 05 (cinco) atletas nas equipes, e nem ser prosseguido a mesma, se uma das equipes ficarem reduzidas a 04 (quatro) atletas sejam pôr motivos quaisquer.
ARTIGO 8: As equipes serão obrigatoriamente a fazer 40 (quarenta) minutos de jogo. Não obtendo este tempo, a equipe será perdedora por W.O. Neste caso todos os atletas inscritos nesta equipe, não poderão participar do Campeonato de Futebol Livre 2016.
ARTIGO 9: Se uma partida for interrompida antes de terem sido completadas 2/3 da mesma (40 minutos), por más condições do campo de jogo, esta será reiniciada posteriormente do momento de sua paralisação. Após este tempo o resultado será mantido. Os cartões amarelos e vermelhos e os gols serão mantidos.
ARTIGO 10: A equipe que no decorrer de uma partida, ficar reduzida a menos de 05 (cinco) jogadores, será considerada perdedora por 1x0 se estiver vencendo ou empatando a partida. Se estiver perdendo a partida, será mantido o resultado do momento da paralisação.
ARTIGO 11: Poderão fazer parte do jogo, isto é, permanecerem dentro do recinto do campo de futebol, os seguintes:
1. Para poder participar da partida, os jogadores deverão se apresentar UNIFORMIZADOS, camisas iguais e com o número diferente nas costas, exceto os goleiros que deverão jogar com camisas diferentes dos demais, não sendo obrigatório o numero, sob pena de perdas de pontos nas partidas. Os pontos passarão para o adversário.
2. Os atletas que não estiverem uniformizados corretamente e participarem da partida serão encaminhados para a Comissão de Futebol, podendo ser punidos.
3. 1 (um) técnico permanente de cada equipe, identificado e sócio. O técnico poderá ser substituído uma vez no Campeonato. Se o técnico for expulso, o outro não poderá participar da partida. Somente poderá participar da partida um técnico por equipe.
4. Proibido o uso de chuteira. Se o atleta se recusar a trocar o calçado, o mesmo irá a julgamento e a equipe poderá perder os pontos do jogo se houver, em favor do adversário.
5. Se um atleta estiver irregular e participar da partida, a equipe perdera os pontos se houver em favor do adversário e o atleta irá a julgamento.
6. Qualquer irregularidade dos itens acima deverá ser comunicada ao arbitro pelo representante da equipe interessada e anotado na sumula
V - DO W.O.
Será considerado W.O., a equipe que não se apresentar no horário estabelecido, sendo que os atletas que estiverem constados na súmula, desde que igual ou inferior a quatro e os impedidos por partida, não sofrerão punição, somente não poderão se inscrever por outra equipe até o final do Campeonato. Os resultados da equipe infratora do W.O. serão anulados dentro da Fase do ocorrido, inclusive os gols, os cartões amarelos e vermelhos serão mantidos. Se o jogo for iniciado, não poderá haver reclamação do W.O.
Compete a Diretoria do Sindicato dos Papeleiros aceitar ou recusar eventual justificativa do atleta penalizado pelo W.O., desde que apresentados até 72 horas após o W.O., na secretaria do Sindicato dos Papeleiros.
VI – DA TABELA – HORÁRIOS
ARTIGO 12: A programação oficial do Campeonato de Futebol Social/2017, como a tabela dos jogos , os respectivos horários e campos, serão determinados pela Coordenação dos campeonatos, cujos jogos serão realizados aos Domingos pela manhã, podendo ser marcado jogos durante a semana a noite e feriados, algumas rodadas poderão ter horários especiais.
Horários dos jogos:
Domingo
08:15 horas
09:30 horas
Haverá tolerância de 15 minutos para o 1º jogo, não havendo o jogo anterior á tolerância passará para o jogo seguinte.
ARTIGO 13: O tempo de duração de uma partida é de 60 (sessenta) minutos, divididos em dois períodos de 30 minutos, com 10 minutos de intervalo entre ambos.
VII – DAS DISPUTAS
ARTIGO 14: O Campeonato de Futebol Social do Sindicato dos Papeleiros, será disputado da seguinte forma:
1º fase: Será formado um grupo que jogaram entre si em turno único classificando-se para as semifinal as 4 ( quatro ) primeiras colocadas.
Equipes:
1 - AR 15
2 - DEMAN
3 - FIM DE CARREIRA
4 - MANUTENÇÃO OJI
5 - MERCENÁRIOS
6 - REAL SODIEDADE
7 - REAL MADRUGA
8 - ROSÁRIO CENTRAL
Semifinal:
Jogo 22 – 1º colocado da 1º fase X 4º colocado da 1º fase
Jogo 23 – 2º colocado da 1º fase X 3º colocado da 1º fase
Final:
Jogo 24 – perdedor do jogo 22 da semifinal x perdedor do jogo 23 da semifinal
Jogo 25 – vencedor do jogo 22 da semifinal x vencedor do jogo 23 da semifinal
ARTIGO 15: CRITÉRIO DE DESEMPATE
A. Empate na 1º fase entre duas equipes:
1. Maior número de vitória
2. Maior saldo de gols
3. Maior número de gols pró
4. Equipe mais disciplinada
5. Confronto direto
6. Sorteio
Complemento de desempate
OBS: Empate na 1º Fase entre 03 ou mais empatado
B. Se uma das equipes empatadas vencer os confrontos, estará classificada.
C. Serão observados dos itens 02 a 06 do artigo.
CRITERIO DE DESEMPATE NAS SEMIFINAIS E FINAL
Havendo empate no tempo normal de jogo, haverá cobrança de três penalidades máximas alternadas ou até conhecer o vencedor.
Será premiada a equipe mais disciplinada do campeonato, a qual tiver o menos numero de pontos ao termino da primeira fase.
1. Cartão amarelo – 1 ponto
2. Cartão vermelho – 5 pontos
VIII – DAS DISCIPLINAS
ARTIGO 16: As transgressões, infrações ficam subordinadas as regras do futebol social, ficando divididas em: faltas técnicas, faltas pessoais, faltas disciplinares, as quais serão punidas pela arbitragem do jogo, e acumulada as faltas coletivas.
ARTIGO 17: Ficaram estabelecidos os seguintes cartões:
Cartão amarelo – a cada 03 (três) cartões amarelos, o atleta ficará suspenso 01 (uma) partida.
Cartão vermelho – A cada vermelho recebido, será expulso do jogo, automaticamente suspenso da próxima partida de sua equipe, e julgado pela Comissão de Julgamento de Futebol, podendo receber outras punições.
ARTIGO 18: Ficará a CRITÉIRO DO ÁRBITRO, as interpretações das jogadas onde houver O CARRINHO.
ARTIGO 19: A equipe que cometer 06 (seis) infrações coletivas pôr período de jogo sofrerá a cada infração do mesmo período falta com cobrança direta sem barreiras, em local especifico cobrada pôr qualquer atleta da equipe.
ARTIGO 20: Além das penas disciplinares no setor esportivo, os infratores a critério da Comissão de Julgamento de Futebol poderão ter seus processos encaminhados a Diretoria do Sindicato.
ARTIGO 21: Todo e qualquer recurso deverá ser encaminhado a Comissão de Julgamento de Futebol do Campeonato até o dia da próxima reunião da Comissão.
IX – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
ARTIGO 22: Fica proibido a entrada e soltura de fogos de artifício nas dependências do Sindicato dos Papeleiros.
ARTIGO 23: Os vencedores do Campeonato serão premiados a critério da Diretoria do Sindicato
ARTIGO 24: Quando duas equipes jogarem com uniformes iguais ou semelhantes, a equipe visitante trocará as camisas por outras fornecidas pelo sindicato.
ARTIGO 25: Os árbitros usarão obrigatoriamente uniformes completos, cujas arbitragens e comportamentos em todos os jogos serão alvo de apreciação e julgamento pôr parte da Comissão e Diretoria do Sindicato dos Papeleiros.
ARTIGO 26: Serão zerados os cartões amarelos para as semifinais. Se um atleta receber o 3º cartão amarelo na ultima rodada da 1º fase, o mesmo ficara impedido por 1 (uma) partida nas semifinais.
ARTIGO 27: Cabe ao árbitro aplicar as regras, relatando todas as ocorrências da partida em seu relatório, entregando a quem de direito, até 24 horas após o jogo.
ARTIGO 28: O Sindicato não se responsabiliza por acidentes ou danos que possam ocorrer com os participantes da competição, inclusive com piercing e brincos.
ARTIGO 29: Qualquer mudança no regulamento terá que ter aprovação unânime dos representantes das equipes.
ARTIGO 30: Após o jogo, o responsável de cada equipe, poderá se dirigir até a mesa do representante para conferir e assinar a sumula, com relação a cartões aplicados e gols marcados.
ARTIGO 31: As informações sobre classificação, tabela de jogos, aplicação de cartão, artilharia, defesa menos vazada, suspensão e outras, poderão ser acompanhadas pelo Site do Sindicato, bem como através dos boletins afixados nos quadros de divulgação.
ARTIGO 32: Os casos omissos ao presente regulamento serão resolvidos em primeira instancia pela Comissão de Julgamento de Futebol e em Segunda instância pela Diretoria de Esporte do Sindicato dos Papeleiros.
Piracicaba, Fevereiro de 2017
Coordenação de Futebol