SintPel

Seminario dos Papeleiros define principais bandeiras para 2014

Papeleiros querem reposição da inflação, aumento real e redução da jornada de trabalho
 
Em Encontro Estadual, que aconteceu nos últimos dias 5 e 6 (quinta e sexta-feira), papeleiros de todo Estado de São Paulo definiram as principais reivindicações da categoria para a campanha salarial deste ano. A categoria quer a reposição da inflação, mais aumento real de 5% e redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais sem redução salarial para todo setor. “Atualmente, somente o setor de papel tem jornada de 40 horas semanais e queremos estender este benefício também aos setores do papelão e artefatos, como forma de garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores e, consequentemente, gerar mais empregos”, destaca o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba (Sintipel), Francisco Pinto Filho, o Chico, que participou do encontro, realizado na Colônia de Férias dos Comerciários, na cidade de Praia Grande. 
Os papeleiros têm data-base em outubro e soma cerca de 1500 trabalhadores em Piracicaba e aproximadamente 70 mil no Estado. A categoria também pretende reivindicar piso salarial de R$ 1.600,00; horas extras de 100%; adicional noturno de 60%; cesta básica de alimentos de R$ 325,00; 14º salário para todos os papeleiros; manutenção do nível de emprego no setor, além de melhoria na qualidade de atendimento no Sepaco (Hospital dos papeleiros), além de programas de qualificação profissional na cadeira produtiva do papel. 
O Entro Estadual, que inclusive contou com a participação de dirigentes sindicais da Argentina, foi organizado pela Federação dos Papeleiros e também marcada pela participação de técnicos do Dieese e do analista econômico e ex-presidente do Ipea, Márcio Pochmann, que fez uma exposição sobre a atual conjuntura econômica, contribuiu para subsidiar as discussões dos papeleiros. De acordo com o presidente do Sintipel, agora, o próximo passo é a realização de encontro da diretoria da Federação, quando será fechada a pauta propriamente a ser encaminhada ao setor papeleiro. De Piracicaba também participam do encontro estadual os diretores do sindicato Sérgio Gonçalves, Edson Albuquerque da Silva e Agnaldo da Silva Pereira. 
 
Vanderlei Zampaulo – MTb-20.124 
 

10/06/2014
Facebook Twitter

Jornal do Papeleiro

Manual de segurança e saúde

Conquistado pelo Sintipel, trabalhadores aprovam renovação do plano

Conquistado pelo Sintipel, trabalhadores aprovam renovação do plano

...

27/04/202327/04/2023
Sintipel e Cerest promovem 2ª Encontro de Cipeiros para ampliar a

Sintipel e Cerest promovem 2ª Encontro de Cipeiros para ampliar a

...

22/04/202422/04/2024
Sintipel na manifestação na West Rock, em Valinhos, mobilizando os

Sintipel na manifestação na West Rock, em Valinhos, mobilizando os

Diante da postura surpreendente do empresariado, que suspendeu as negociações...

10/10/201810/10/2018